sábado, 23 de outubro de 2010

Área das figuras Planas!

         O estudo da área de figuras planas está ligado aos conceitos relacionados à Geometria Euclidiana, que surgiu na Grécia antiga embasada no estudo do ponto, da reta e do plano. No mundo em que vivemos, existem inúmeras formas planas existentes, que são construídas a partir dos elementos básicos citados anteriormente. Desde a antiguidade, o homem necessitou determinar a medida da superfície de áreas, com o objetivo voltado para a plantação e a construção de moradias. Dessa forma, ele observou uma melhor organização na ocupação do terreno.
         Atualmente, o processo de expansão ocupacional utiliza os mesmos princípios criados nos séculos anteriores. A diferença é que hoje as medidas são padronizadas de acordo com o Sistema Internacional de Medidas. Dentre as medidas de área existentes temos:

km²: quilômetro quadrado
hm²: hectômetro quadrado
dam²: decâmetro quadrado
m²: metro quadrado
dm²: decímetro quadrado
cm²: centímetro quadrado
mm²: milímetro quadrado

           Nesta seção iremos abordar o cálculo da superfície das principais formas planas existentes, relacionando a figura com sua fórmula matemática.

Os períodos COMPOSTOS


Composto é aquele em que  se constituí de duas ou mais orações, sabendo-se que cada oração é, obrigatoriamente, estruturada em torno de um verbo.

"Traziam / não sei / que fluido misterioso e enérgico, uma força / que arrastava para dentro,/ como a vaga / que se retira da praia, nos dias de ressaca. " (M. Assis).

Os períodos podem ser compostos por coordenação ou por subordinação.

Regência e sua importância

A regência é um capítulo de suma importância na língua língua portuguesa: não só no seu uso comum, do cotidiano, mas no seu estilo literário. Como a regência é um capítulo da sintaxe, de estrutura da língua, tem maior importância, é claro, que outros aspectos da língua de fonética ou de morfologia
A regência dá fisionomia a uma frase, na sua clareza, beleza e expressividade.

Atividades abaixo que tratam tanto a regência verbal quanto a nominal!

O poder da interpretação

Sei que algumas vezes é humanamente impossível compreender o objetivo de algué que escreve, porém, impossível não é! Tentar...errar...mas nunca desistir de tentar novamente! Essa é a dialética que deve nortear qualquer estudante não só de português, mas de qualquer outra matéria, pois todas as outras dependem fortemente da interpretação!

Seguem interpretações para exercitar a cuca!

Encarar frações como números normais!

As frações são números como qualquer outro. Sobre ela não deve haver nenhuma espécie de preconceito! Quando pequeno tive um bom professor, que me mostrou sua natureza simples e fácil!

Seguem atividades envolvendo as frações! Atividades gostosas de se fazer!

O que é crase?

Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave.

Que coisa estranha! Álgebra nas frações!

A algebra é a utilização de letras, as quais possuem valores ocultos a serem descobertos, em operações comuns aprendidas na matemática. Usamos a álgebra nas operações fundamentais (soma, subtração, multiplicação e divisão), potências, situações problemas....e utilizamos essa aberração para muitos também nas frações.

Agora seguem atividades para os que se encontram no 8º ano. Aqueles que estudam neste momento as frações algébricas!

Qual o motivo de saber trigonometria?

Geometria é matemática! Aqueles que não gostam muito dessa magnífica matéria não conseguem compreender a naturesa essêncial da matéria. Tendo em vista a geometria, nos deparamos com a origem desta ciência, pois foi com ela que se iniciaram os estudos intensos pelos matemáticos. É a geometria que é uma das responsáveis da necessidade da utilização de números.

Seguem abaixo para a galera que não precisa ser nominada umas atividades relacionadas à "relação métrica no triângulo retângulo".